Se você analisar, vai perceber que muitas pessoas preferem os produtos de determinada empresa mesmo que os concorrentes ofereçam itens idênticos e, algumas vezes, com preços mais acessíveis. Apple, Coca-Cola e Nike, por exemplo, são as favoritas de muitos consumidores em seus nichos de atuação. Mas você sabe o que faz com essas marcas sejam mais lembradas do que as outras? A estratégia de branding. E nós preparamos este conteúdo para que você entenda a importância do branding, para o fortalecimento do seu negócio, e faça a sua marca ser lembrada.
O conceito de branding
Branding é o conjunto de ações realizadas na construção e na gestão de uma marca. Sabe aquele jingle do comercial de TV que nunca sai da sua cabeça, ou o aroma que faz você identificar a marca, apenas ao passar em frente à loja? Essas ações são pensadas estrategicamente, para criar um espaço para a marca na cabeça das pessoas. Elas despertam memórias e sensações, criam conexões conscientes e inconscientes, que são determinantes na hora de escolher um produto ou serviço.

A importância do branding no mercado atual
É por meio de estratégias de branding que uma marca se torna forte, consolidada e valorizada. Se as pessoas entendem a sua marca e se identificam com os seus valores e com o seu propósito, darão preferência às soluções que a sua empresa oferece. Para isso acontecer é preciso estabelecer uma conexão entre a sua marca e o seu público-alvo.
Um tempo atrás, a gestão de uma marca utilizava a publicidade em rádio, jornal, TV e revistas para posicionar e fortalecer uma empresa no mercado. Hoje, com o marketing digital, é possível se conectar com o público-alvo em sites, aplicativos e buscadores, com campanhas segmentadas e um custo relativamente mais baixo, o que pode trazer um retorno rápido para o seu negócio.

Como o branding pode fortalecer os seus negócios
Construir uma marca forte sempre foi importante. Mas ao considerar as mudanças de comportamento dos consumidores e o momento atual, em que 89% dos brasileiros estão online, é possível perceber que as estratégias de branding no meio digital além de vitais, trazem muitos benefícios:
- Definição de presença online: usuários online são independentes e com a informação muito mais acessível, se tornaram muito mais exigentes. Uma marca bem elaborada é essencial para destacar seu produto ou serviço da concorrência.
- Maior controle sobre sua reputação online: todo usuário tem acesso a opiniões de outras pessoas, o que influencia fortemente nas suas decisões de compra. Se a sua marca é uma presença ativa no meio digital, é muito mais fácil reforçar sua reputação e gerenciar eventuais crises nas mídias sociais.
- Fidelização de clientes: o relacionamento de um consumidor online nunca termina após uma venda. Uma boa estratégia de branding possibilita converter clientes casuais em verdadeiros defensores da sua marca.
- Propagação orgânica: além das mídias próprias e de plataformas pagas, uma forte marca digital tem a vantagem da propagação orgânica, como comunidades e divulgadores da marca (os próprios clientes fidelizados).
Faça a sua marca ser lembrada
O primeiro passo para fazer com que a sua marca não saia da cabeça das pessoas é criar um planejamento estratégico de branding. É preciso entender o seu público-alvo, criar uma identidade visual, escolher o tom de voz adequado, elaborar a sua proposta de valor, além de se relacionar bem com os seus clientes. As mídias sociais podem ser grandes aliadas, especialmente para a construção de conhecimento e de fortalecimento da marca.
Esse processo requer ajuda de profissionais experientes, que irão utilizar técnicas de comunicação, design e marketing para desenvolver a uma estratégia que realmente atenda os interesses do seu negócio e impacte nos seus resultados.

Algumas vezes o caso é de reestruturar a identidade de uma empresa, o rebranding. Ele é indicado para aqueles que desejam rever o seu posicionamento, repensar a sua essência, agregar novos valores ou abraçar uma uma causa. É o que várias empresas vêm fazendo, para incentivar o isolamento social, uma das medidas aconselhadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao coronavírus.
O Mercado Livre, plataforma de marketplace, mudou temporariamente sua identidade visual para promover o distanciamento durante a pandemia. A companhia adotou o slogan "Juntos. De mãos dadas, ou não". A frase clássica da marca Burger King "Home of the whopper" (A casa do Whopper) virou "Stay Home" (Fique em casa). E assim, muitas outras empresas estão atualizando o seu posicionamento no combate ao Covid-19 e com certeza serão constantemente lembradas e aplaudidas pela atitude.
Conte com ajuda de especialistas
Para ajudar você nesse novo planejamento, conte com profissionais qualificados, que alinhem a estratégia da sua empresa à identidade da marca perante o público-alvo.
Com 20 anos de know how, a Volts já ajudou muitas empresas a entender seus consumidores, conectá-los com suas marcas e expandir o potencial do seu negócio. Quer fazer sua marca ser lembrada? Clique aqui e nós entramos em contato com você!